19/08/2009

Leão Africano no Carnaval Nazaré da Mata 2009

Cores e ritmos intensos em Nazaré da Mata

Durante o Carnaval, Nazaré da Mata ganha cores e ritmos intensos, transformando-se na Terra do Maracatu. Na segunda e terça-feira de Momo, o município da Mata Norte do Estado recebe o encontro de maracatus rurais no qual mais de 50 grupos da região deixam de lado a dura realidade das plantações de cana-de-açúcar para dar vida a caboclos de lança, baianas, catirinas e mateus. Esses personagens compõem uma das manifestações mais deslumbrantes e impactantes do carnaval pernambucano. O encontro começa pela manhã cedinho, às 8h, enchendo de tradição a principal praça de Nazaré. Dos grupos que se apresentam, 19 são do município, entre eles o Cambinda Brasileira, o mais antigo do Estado, fundado em 1898. A apresentação é caracterizada pelo colorido e pelo ritmo rápido dos chocalhos.

Além dos maracatus, as ruas da cidade são tomadas por orquestras de frevo, troças, blocos de ruas e grupos tradicionais, como o Clube Jacaré em Folia, que desfila há mais de 50 anos. A cidade ainda abre espaço para agremiações de municípios vizinhos, como os vários caboclinhos de Goiana e o Boi Estrela de Aliança. Com tanta atração, no período de festas, Nazaré chega a receber 60 mil visitantes. No Carnaval 2009, a cidade presta homanegem a dois ícones da cultura pernambucana: Mestre Salustiano – falecido no ano passado e considerado um dos maiores defensores das manifestações típicas do Estado, como o maracatu, o cavalo-marinho – e o maestro Hermes, que comandou por 26 anos a Orquestra Euterpina Juvenil Nazarena, conhecida como Banda de Música Catabode, uma das mais famosas na cidade, e também foi regente da Orquestra do Maestro Hermes por 20 anos.

CURIOSIDADES

No roteiro da folia, o Centro Cultural Mauro Mota é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais da história do maracatu rural, uma das manifestações pernambucanas candidata a Patrimônio Imaterial Nacional. Criado para preservar a memória do folguedo, o espaço funciona como uma espécie de museu, abrigando estandartes, fantasias, entre outras peças. O Centro funciona de domingo a domingo, das 7h às 17h.

OUTRAS ATRAÇÕES

Além do festejo, o turista interessado na tradição de carnaval bezerrense pode visitar o Espaço Cultural do Papangu (Rua Vigário Manoel Clemente,123 – Centro), com uma exposição permanente de documentos e peças típicas da cultura local, sendo destaques as máscaras de papangu. No local, aberto de segunda a sábado, também funciona uma loja de artesanato. Mais informações pelo telefone (81) 3728 2091.Para quem estiver interessado em aproveitar outras opções além dos festejos carnavalescos, a cidade de Bezerros também oferece a opção da Reserva Ecológica da Serra Negra, com seus açudes, fontes minerais, grutas, mirantes, formações rochosas, trechos de Mata Atlântica e diversas opções de trilhas ecológicas. Localizado a 10 Km da Sede do Município, com clima de montanha e aproximadamente 960m de altitude, o lugar é ideal para o lazer contemplativo e vem sediando encontros pedagógicos e esotéricos. Dentre os locais visitados pelos turistas estão as Igrejas construídas em séculos passados, a Estação da Cultura, antiga estação de trem transformada em Centro Cultural.

SERVIÇOS

Quem passa por Nazaré, além das atrações carnavalescas, pode visitar antigos engenhos, que guardam a história do Pernambuco açucareiro. Os principais são os engenhos Santa Fé, Bonito e Morojó, que contam com casa grande, capelas e depósitos bem conservados. Outros atrativos são as belezas naturais, como cachoeiras e corredeiras.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Acesso: BR – 408
Distância da capital: 55 Km
Clima: média anual de 25コC
População: 29 mil habitantes
Área: 151 km2
Contatos: Secretaria Municipal de Turismo (81) 3633.1460/ (81) 9954.1281


Clique aqui para ver a programação completa do carnaval de Nazaré da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário